Você pode ter várias manchas de herpes labial durante um surto. Não há cura para qualquer tipo de vírus herpes simplex, que é a causa do herpes labial. Depois que um surto cicatriza, pode ocorrer a qualquer momento.

A melhor hora para começar a tratar uma afta é assim que você sentir formigamento ou coceira em torno de sua boca. Estes sintomas podem acontecer alguns dias antes das bolhas aparecerem.

1. Lisina

A lisina é um aminoácido que pode ajudar a impedir que o vírus do herpes simplex seja mais ativo. De acordo com um estudo mais antigo de 1987, os comprimidos de lisina podem reduzir o número de surtos de vírus herpes simplex e sua gravidade. A lisina também pode ajudar a reduzir o tempo de cicatrização. Você pode encontrar uma variedade de comprimidos de lisina aqui . Pesquisa sobre lisina para herpes labial não é conclusiva, então fale com seu médico antes de usá-lo para tratar uma afta.

2. Própolis

A própolis é um material de resina que as abelhas coletam de plantas e usam para selar fendas em suas colméias. A própolis é rica em antioxidantes e acredita-se que tenha propriedades antivirais. Pesquisas mostraram que a própolis pode impedir a replicação do vírus herpes simplex. De acordo com um estudo de 2002, um unguento testado em ratos e coelhos com 5% de própolis melhorou os sintomas da infecção ativa pelo HSV-1, ajudando a prevenir sintomas em ratos e coelhos. Está disponível em uma concentração de 3% para uso humano. Várias opções estão disponíveis na Amazon.com .

3. Ruibarbo e sálvia

De acordo com um estudo de 2001 , um creme tópico feito de ruibarbo e sálvia pode ser tão eficaz no tratamento do herpes labial quanto o medicamento antiviral aciclovir (Zovirax) na forma tópica de creme. O estudo encontrou creme de ruibarbo e sálvia ajudou a curar uma afta em 6,7 dias. O tempo de cicatrização com creme de aciclovir foi de 6,5 dias e o tempo de cura com sage cream foi de 7,6 dias.

4. Zinco

O creme tópico de óxido de zinco ( Desitin , Dr. Smith’s , Triple Paste ) pode encurtar a duração do herpes labial. Em um estudo de 2001 , o herpes labial tratado com óxido de zinco passou, em média, um dia e meio mais cedo do que aqueles tratados com placebo. O óxido de zinco também reduziu bolhas, dor, coceira e formigamento.

5. Raiz de alcaçuz

A pesquisa mostrou que a raiz de alcaçuz tem habilidades antivirais e antibacterianas. Suas propriedades antivirais ajudam a impedir a replicação dos vírus, enquanto suas propriedades antibacterianas inibem a função bacteriana. Este mesmo estudo mostrou que o alcaçuz exibiu atividade antifúngica. Creme de raiz de licorice tópica está disponível para tratar herpes labial.

6. Erva-cidreira

Extrato de erva-cidreira também tem habilidades antivirais, de acordo com pesquisas anteriores . Estudos têm mostrado que erva-cidreira ajuda a proteger contra o vírus herpes simplex. Eles também descobriram que tratar uma afta com erva-cidreira em seus estágios iniciais era mais eficaz. Erva-cidreira foi mostrado para reduzir o tempo de cura e alguns dos sintomas do herpes labial. Encontre uma grande seleção de erva-cidreira aqui .

7. Compressa legal

Aplicar um pano frio a uma afta é calmante. Remove áreas crocantes e ajuda a reduzir a vermelhidão e a inflamação.

8. Antivirais prescritos

Seu médico pode recomendar um antiviral prescrito para tratar uma afta. A maioria dos antivirais vem em forma de pastilha ou creme tópico, e alguns estão disponíveis em forma injetável. Eles podem ser usados ​​para reduzir a duração de um surto agudo ou como um preventivo para prevenir novos surtos.

Para reduzir o risco de um grande surto, é importante começar a medicação antiviral assim que sentir uma afta, mesmo que as bolhas ainda não tenham se formado.

Alguns antivirais prescritos são:

  • aciclovir (Zovirax)
  • famciclovir (Famvir)
  • valaciclovir (Valtrex)
  • penciclovir (denavir)

Como os antivirais prescritos são potentes e podem causar efeitos colaterais raros, mas adversos, como lesão renal, reação alérgica e hepatite, eles geralmente são reservados para surtos severos de afta ou pessoas com sistema imunológico fraco.

Como evitar espalhar uma afta

Estresse e doença são dois principais gatilhos do herpes labial. Quando o seu sistema imunológico está comprometido, é menos provável que ele combata os vírus. Você pode ajudar a evitar surtos de afta, vivendo um estilo de vida saudável, que inclui comer direito e se exercitar regularmente. Se você está sofrendo muito estresse, tente técnicas de alívio do estresse, como ioga, meditação ou registro no diário.

Uma afta é contagiosa assim que os sintomas começam, mesmo que as bolhas não tenham aparecido. Eles também podem se espalhar para outras pessoas mesmo quando não há sintomas. Para evitar espalhar o vírus da afta:

  • Evite contato íntimo, incluindo beijos e outros contatos pele a pele, até que a lesão seja curada.
  • Não compartilhe itens de higiene pessoal, como utensílios, toalhas ou escovas de dente.
  • Não compartilhe cosméticos como batom, gloss ou base.
  • Substitua a sua escova de dentes quando tiver uma afta para evitar a reinfecção e substitua-a novamente depois de a ferida ter cicatrizado.
  • Não escolha uma afta e lave as mãos sempre que aplicar pomada ou tocar na ferida.
  • Se a luz do sol desencadeia herpes labial, aplique filtro solar diariamente na área onde o herpes labial se desenvolve.